Conceição Carvalho



Augusto Neri


Quem Somos

conheça a história de nossa empresa

Aos 18 anos de idade, precisei sair do emprego para cuidar do meu avô Augusto Neri, que estava doente. Esse fato ocorreu por volta de 1978, sendo que esse cuidado perdurou por aproximadamente dois anos, até que ele viesse a falecer.

No último ano de vida, ele não mais reconhecia ninguém, nem mesmo eu, como sua neta e cuidadora todo o tempo, e que nutria por ele um sentimento de filha a pai muito amado.

Meu avô foi, pois, o primeiro idoso de quem cuidei diretamente e com muito devotamento. Registro minha singela homenagem e gratidão.

Desde então, e durante toda minha vida, mantive sempre uma afinidade com as pessoas idosas, além de respeito e muito amor, tendo cuidado posteriormente de minha mãe, Maria de Lourdes Neri de Carvalho, até o ano de 2010, ocasião em que ela veio também a falecer. Minha luz, eterna gratidão.

No ano de 2013, ingressei como líder na Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo, tendo posteriormente assumido o serviço e a missão de Coordenadora Diocesana da Região do Ipiranga e, a partir de outubro de 2015, o serviço e a missão de Coordenadora Arquidiocesana de São Paulo, posição em que mantenho até a presente data.

O meu interesse pela área de Gerontologia, relaciona-se à minha profissão de advogada e ao trabalho voluntário que desenvolvo com idosos na Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo. Diante dessa realidade com que passei a ter contato e que demandava um direcionamento de medidas, centrei-me, justamente nas problemáticas que me eram trazidas na voz dos próprios idosos, independentemente de faixa etária, gênero, escolaridade ou situação econômica.

Em se tratando de pessoas idosas, é fundamental o emprego do critério da humanização em qualquer processo que vise a seus direitos.

O apoio emocional oferecido na forma de escuta ao idoso, a dispensa a ele de afeto, companhia, informação e formação. A importância desse suporte a uma pessoa de mais idade, bem como a familiares e cuidadores, enfim a todos os que se ligam, de alguma forma aos idosos.

Meu projeto foi idealizado em favor do segmento populacional longevo, como consequência de uma inquietude interna e humana de proporcionar interação intergeracional, formação e informação aos idosos de forma abrangente, com o acesso aos serviços de saúde, educacionais, assistenciais e sociais, na busca concreta dos seus direitos.

Assim nasceu a LongevIDADE interação e saberes, um espaço a ser inaugurado no dia 21.12.2019, para promover interação intergeracional e novos saberes sobre a LongevIDADE com uma abordagem multidisciplinar.

Conceição Aparecida de Carvalho
Mestre em Gerontologia
Doutoranda em Ciência da Religião

Missão

O espaço de empreendimento social tem a MISSÃO de promover interação intergeracional, informação e formação sobre LongevIDADE humana de forma continuada e qualificada, e novos saberes com uma abordagem multidisciplinar.

Visão

Promover eventos comunitários, roda de conversa, workshops, aprendizagem, culturais, de lazer.

Valores

- Conhecimento

- Ética

- Responsabilidade

- Cooperação humana